sexta-feira, 1 de janeiro de 2016


Perda da memória é uma das maiores preocupações. 

Sinônimo de experiência, de etapas vencidas e realizações, envelhecer também pode representar perdas ao longo do tempo, em especial de memórias mais recentes. Embora o envelhecimento populacional seja um fenômeno mundial devido ao aumento na expectativa de vida, o declínio da memória e a prevalência das doenças demenciais, principalmente da doença de alzheimer, estão entre os principais desafios.
A perda da memória também é uma das maiores preocupações a cercar a longevidade. Ainda assim é possível encontrar pessoas com as funções intelectuais preservadas mesmo em idade mais avançada.
Mas como chegar ou ultrapassar os 70 ou 80 anos, por exemplo, com a mente sã?

 Quando a perda de memória pode ser sinal de alguma doença? Como investigar isso? Existe cura? 

As respostas a essas e outras questões são respondidas nesta entrevista pela especialista Maria Beatriz  M. Montaño, que é médica geriatra pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, mestre e doutora pela Universidade Federal de São Paulo- Escola Paulista de Medicina, e professora doutora da Faculdade de Medicina de Sorocaba - PUC-SP.

P - Esquecer é um fenômeno normal do envelhecimento?
R - Sim. Há um declínio normal da memória com o envelhecimento, principalmente para a memória de fatos recentes. Também nota-se menor prontidão da memória, porém, as alterações não devem atrapalhar as atividades diárias.
P - O índice de dificuldade na memória é maior em que faixa etária?
R - Não se trata de um índice, mas essa dificuldade na memória e em outras atividades intelectuais (como pensamento, raciocínio, orientação, etc) aparecem depois da aposentadoria, fase marcada pelo decréscimo do uso dessas funções.
P - A partir dos 40, 50 anos é normal a perda da capacidade de armazenar informações? O bombardeio de informações pode dificultar a assimilação?
R - Como já citei, as mudanças ficam mais evidentes depois dos 60 anos, claro que essas vão se acentuar na idade mais avançada. No entanto, para indivíduos mais jovens a dificuldade de memória ou concentração se relaciona a algum problema, como depressão, ansiedade, transtornos orgânicos como hipotireoidismo, entre outros. O grande número de informações somado a sobrecarga de trabalho e excesso de funções podem atrapalhar o desempenho das funções intelectuais.
P - Por outro lado existem pessoas com a memória íntegra, mesmo a partir dos 80 anos, não é mesmo? Quando isso acontece?
R - Sim. Há uma grande variabilidade da performance da memória e de outras áreas das funções intelectuais, mesmo na idade muita avançada, geralmente indivíduos com essas funções preservadas durante a vida estimularam muito as mesmas, além disso, também há fatores hereditários e é importante o controle de fatores de risco que podem interferir na circulação cerebral como hipertensão, diabetes, tabagismo e colesterol elevado, além do sedentarismo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostaria de deixar meu comentário, e dizer que a memória pode ser treinada. Na busca por falta de concentração, cheguei a este assunto, que podemos treinanr para melhorar. E a falta de concentração, afeta a nossa memória. Ou pode ser um problema psicológico também, na leitura deste outro artigo (http://www.memoriadominante.com/psicologia-comportamental-memoria), fala do comportamento da memória.
Obrigado