domingo, 4 de outubro de 2015

Entrevista para o Jornal Folha Dirigida - Caderno Educação





FOLHA DIRIGIDA -www.folhadirigida.com.br - CADERNO DE EDUCAÇÃO/Ano 2008


Especialista em Dinamicaleitura, a professora Sonia Corujo fala dos benefícios das técnicas do curso que promete ajudar o desempenho de estudantes e candidatos de concursos - público que, muitas vezes, é vítima da própria falta de concentração quando da realização das provas .
“ É possível aprender a ler reduzindo a quase zero as interferências externas e internas. Adquirir a habilidade para ver os grupos de palavras não precisando ler os vocábulos,individualmente. Você vai ler muito mais em muito menos tempo. Evitará, assim, o cansaço precoce, a falta de concentração e a dispersão de uma leitura prolongada - ” FERNANDA FERNANDES

Hora de estudar. Em poucos minutos de leitura bate aquele sono, a fome, sede, vontade de ir ao banheiro ou simplesmente esticar as pernas.
Diagnóstico? Falta de concentração. E é aí que as técnicas de Leitura Dinâmica pretendem atuar.


Na área de Desenvolvimento Pessoal e Leitura Dinâmica há mais de 18 anos, Sonia Corujo criou o LEITDNMCA Training, com Concentração, um conceito inovador nessa área.

O objetivo do curso, diferente do que muitos pensam, vai além do aumento da velocidade da leitura.Trata-se de um curso prático e interativo, que utiliza técnicas de estudo e concentração comprovadas e reconhecidas internacionalmente - como a forma sistemática SQ4 R, elaborada e testada pela Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, aliadas ao Desenvolvimento Pessoal, que segundo Sonia Corujo, deve caminhar junto com as técnicas. E a falta de tempo não pode ser desculpa para os concursando, público que mais procura o curso. O conteúdo das aulas é dado em três dias (terça, quarta e quinta) ou em um fim de semana. E a professora garante que o resultado pode ser visto mesmo em um relativo pequeno espaço de tempo.

O QUE SE ENTENDE POR “LEITURA CONVENCIONAL”?
Sonia Corujo - A leitura convencional é silábica, vagarosa e muito cansativa. Grande parte dos leitores lê dessa forma desde a sua alfabetização. E segue acumulando alguns vícios e, de tanto repetí-los, acreditam que estão corretos. Nós fomos ensinados, desde a nossa infância, a separar as sílabas, falarem voz alta e ler bem devagar para melhor entender o que foi lido. E ao longo do tempo fomos acumulando uma série de vícios de leitura que nos fazem ler mal e lentamente, levando-nos, quase sempre, a não concluir o que começamos a ler,instalando-nos a preguiça da leitura, nos trazendo, ainda, o cansaço, os devaneios e o sono. Nós fomos alfabetizados assim, separando sílabas, lendo tudo dessa forma. Começa na infância.Percebemos que o aluno, por muitas vezes, “lê com a mão”, quando quer mostrar algo importante no texto, por exemplo. Fomos criados e habituados a uma série de rituais, que hoje já não atendem as nossas necessidades e à correria do dia-a-dia.

O QUE SERIA A LEITURA DINÂMICA E QUAIS OS BENEFÍCIOS TRAZIDOS POR ELA?
A leitura dinâmica nada mais é do que um processo natural, a evolução da leitura, o exercício do cérebro, a ligação emocional,profissional e prática com a informação, como se fosse arrumar gavetas, ou caixinhas, colocando as informações certas nos lugares certos e de fácil acesso. Para isso, existe uma técnica reconhecida mundialmente e adaptada com conceitos novos, que faz com que o participante do Curso LEITDNMCA Training , muda completamente a sua relação com a leitura, mostrando que não existem barreiras entre você e o livro. Você aprende a ler reduzindo a quase zero as interferências externas e internas. E adquire a habilidade para ver os grupos de palavras não precisando ler os vocábulos, individualmente. Você vai ler muito mais em muito menos tempo. Evitará o cansaço precoce, a falta de concentração e a dispersão de uma leitura prolongada. E sentirá muito mais prazer em praticar a leitura devido ao fechamento da ideia. O curso propicia um aumento no poder de concentração e de leitura, e a eliminação desses vícios, ansiedades e estresses.Esses são os empecilhos para uma boa leitura, que flua. Mas, aprendendo a controlar isso, conseguindo se concentrar, o aluno aprimora o estudo, garantindo aquisição de segurança,disposição e foco, além de conseguir se orientar, organizar e administrar seu tempo. Nós, hoje em dia, estamos habituados afazer mil coisas ao mesmo tempo. A globalização impõe, decerta forma, isso a nós. São informações a todo momento. Mas nós devemos selecionar tudo isso. E, principalmente, não podemos achar que ler ou estudar está dentro dessas mil tarefas que desempenhamos ao mesmo tempo. A leitura requer uma atenção especial, concentração. Se é para estudar, devemos parar e nos focar nisso. Se não, não haverá um bom resultado.

QUAL O PÚBLICO-ALVO E COMO AS TÉCNICAS SÃO APLICADAS ACADA UM?
Já fiz turmas especiais com crianças mais novas, mas o curso é direcionado a pessoas a partir de 12 anos, que são dividida em grupos de no máximo 13 alunos, para que eu possa conhecer cada um dos meus alunos e perceba o que o está impedindo de alcançar o sucesso. Mas posso dizer que 99,9% das pessoas que procuram o curso são estudantes de concursos públicos e vestibulares, apesar de que eu já ministrei o curso em empresas, bancos e até cartórios. Isso porque a concentração é a principal preocupação dos candidatos que querem prestar concurso público. Então, é importante que o candidato saiba por que está estudando e esteja envolvido com seu objetivo. No curso, os alunos aprendem as técnicas, são motivados a estar bem consigo, e aplicam isso no seu material,seja em uma apostila de concurso, em um livro para prova,textos difíceis da faculdade, etc. Cada pessoa tem sua própria velocidade de leitura, o bom leitor sabe ajustar a sua velocidade de leitura de acordo com o assunto. E eu acompanho, faço um feedback. Eu pergunto como está indo, oriento, porque eu, assim como eles, quero ver os resultados.

QUAIS SÃO AS TÉCNICAS UTILIZADAS PARA ALCANÇAR OS RESULTADOS?

Possuímos uma metodologia própria, que reúne os conceitos/estudos feitos lá na França no final do século XIX sobre os mecanismos oculares da leitura; com base na metodologia da famosa professora americana, Evelyn Wood; somada com a metodologia de resultados dos Cursos vivenciais mundialmente conhecidos, Life Springs Trainings. Dentro do programa do curso,o aluno aprende técnicas focadas na concentração, motivação e memorização, através de exercícios práticos, adequados ao propósito da leitura. Devemos analisar se é um livro de estudo,de lazer, de pesquisa, para comparar idéias, ou para absorver conteúdos para uma prova, por exemplo. Para cada material há uma preparação. E quando você se prepara, o resultado é melhor. Leitura é envolvimento. Se você está envolvido, está gerando paixão, concentração, velocidade. E esse processo é muito rápido. Mas o objetivo inicial é fazer o aluno sair da “Zona de Comodidade”, de uma forma prática e vivencial e romperas “barreiras” que o impedem de sincronizar sua velocidade cerebral com a de leitura. Fazê-lo abrir os olhos, sair do seu mundinho, perceber as coisas ao seu redor. Então, nós vamos tratar da questão da memorização, a curto e longo prazo, das técnicas internacionais e de como aplicá-las, do poder de captara idéia principal de cada texto e organizá-la na mente. O curso também ensina técnicas de estudo... Fazemos exercícios para leitura de jornais e revistas que, ao contrário do que muitos pensam, é diferente... Ensinamos a postura correta para as leituras e os estudos. Quer dizer, a velocidade da leitura só vai ser a conseqüência disso tudo.

QUAL O DIFERENCIAL DO LEITDNMCA Training?
A LEITDNMCA Training, foge completamente aos estilos convencionais. É o único curso com duas metodologias para resultados .
O diferencial do curso é a preocupação com o desenvolvimento pessoal, que deve caminhar junto com as técnicas de leitura e estudo. Não adianta só ter técnica se você não está legal com você. É um processo de dentro para fora. A primeira coisa a fazer é excluir os ‘não’. As pessoas só falam que não conseguem, não sabem, não entendem, não lembram. Ninguém lembra de tudo, é saudável esquecer! Mas se você se coloca para baixo, quem vai te colocar para cima? Alcançar os resultados esperados não se trata de um milagre. A capacidade de concentração e o sucesso nos estudos dependem, além da técnica, da dedicação de cada um. Em um processo de reconstrução de valores, mudar é difícil, mas basta o aluno querer.

SÓ TRÊS DIAS OU UM FIM DE SEMANA SÃO SUFICIENTES PARA O APRENDIZADO?O curso tem a duração de 12 horas, distribuídas em três dias da semana (terça, quarta e quinta), ou em um final de semana.Eu selecionei o mais importante e relevante e deixei o curso mais enxuto, até pela correria do dia-a-dia. As pessoas estão sem tempo para nada. Não adianta fazer um curso longo, em que as pessoas vão faltar, e acabar perdendo o conteúdo. São três dias em que o aluno mergulha naquele universo,na leitura, no aprendizado. São três dias de dedicação total. As turmas são abertas a cada 15 dias. Além disso, o aluno conta com um período de reciclagem gratuito em que, após um ano, ele pode verificar a aplicação das técnicas em seus conteúdos cotidianos e perceber sua evolução. O aluno aprende a fórmula de estudar, e aplica isso no material da sua área. Eu faço um acompanhamento do desenvolvimento de cada um. É uma mudança, uma abertura em que se passa a perceber as coisas de forma diferente.

QUE DICAS PODEM SER DADAS PARA QUE SE COMECE A BUSCAR ESSE DINAMISMO NA LEITURA?Comento em minhas aulas que alguns alunos de academias só estão preocupados com o Fitness Muscular, esquecendo que quem comanda tudo é o nosso cérebro. Então, eu os incentivo a praticar o “Fitness Cerebral”, para malhar os neurônios! A pessoa deve aprender a ler os sinais de stress em seu corpo. Mas o Fitness Muscular resolve parte dos problemas. A liberação das endorfinas relaxam e elevam a concentração, trazendo a sensação de prazer. Deve ser feito um trabalho conjunto, um exercício duplo.
Mas, além disso, há uma série de medidas que devem ser tomadas, e que dependem fundamentalmente do empenho do aluno. A pessoa deve procurar dormir o tempo necessário, fazer exercícios regularmente, de preferência antes dos estudos, e deve evitar tomar café ou usar estimulantes para manter-se acordada. Nesses casos, é melhor que durma por até 20 minutos, se necessário. Além disso, recomendamos que não se comece a estudar estando com fome, sede, sono ou dor, pois não terá uma boa concentração. Nutrição balanceada é fundamental no aprendizado. Outro detalhe importante, ao qual muitas pessoas não prestam atenção, é que as dificuldades no estudo podem estar relacionadas a problemas de visão ou audição. Então, é interessante que consultem um especialista.

Leitura Dinâmica Para ler mais e melhor, em menos tempo!!'
MAIS INFORMAÇÕES: 021 2255-1919 ou 99194-8385
E-mail.:dynbrasilsc@gmail.com

2 comentários:

Angela Fernandes disse...

ADOREI o seu trabalho!!

Vou passar aqui mais vezes!!

Beijinhos

Anônimo disse...

Nossa... simplismente maravilhoso,lindo de se ler...parabens linda pelo seu trabalho!
Grande Beijo...
Rafael Flores Zart