sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

As 10 dicas para ler sem esquecer by DINAMICALEITURA.


À primeira vista, muitas podem parecer óbvias. Mas não as subestime. Não é sempre que a gente enxerga o óbvio:

  1. Não leia ou estude cansado, ansioso, com fome ou com sono - Se for o caso, faça exercícios de relaxamentos de sua preferência, antes de começar sua leitura e estudos. Vale fazer um breve “soninho” de até no máximo 20 min, para repor as energias. Não mais do que isso, se for por muito mais tempo o resultado será o inverso!! O mesmo se aplica para sua alimentação que tem quer ser bem leve.....
  2. Estresse , ansiedade são  inimigos da concentração e, em conseqüência, da memorização ( retenção das informações processadas). Estude sempre nos horários de boa energia. Cada um tem seu reloginho biológico que informa o seu melhor tempo! 
Seu cérebro tem que esta preparada para receber as novas informações!

  1. Postura - é um dos fatores mais importante porque auxilia na velocidade, na concentração e na organização, tanto mental como fisicamente.
  2. Tenha vontade de aprender o que será lido ou estudado. ENVOLVIMENTO é a palavra mágica. Se não tiver vontade de antemão, procure criar interesse pelo assunto. Dinamicaleitura  tem as técnicas para auxiliar nesse processo.
  3. Seja Seletivo, antes de mais nada! – Preparação nos estudos é ganho de tempo e energia. Pesquise o essencial.  Faça uma grade de estudos no inicio do curso. Estabeleça partes ou capítulos do livro e outros materiais para  apoio no período programado. Escolha somente aqueles, relacionados às suas metas e seu TEMPO, do momento!!     Temos cinco minutos!! Temos o que temos!!
  1. Prazo e Propósito definido - toda leitura tem que ter um propósito definido envolvendo assim, sua atenção e gerando envolvimento e foco com a leitura de estudo.  O prazo é fundamental para fortalecer o elo para chegada no objetivo final. Com o prazo e propósito determinados, o aluno fortalecer seu compromisso de sucesso.
  2. Vá para as aulas com a matéria pré-lida e tira suas duvidas na aula com seu professor.... É muito mais rápido e fácil, do que passar horas em casa, para resolver um problema, que seu professor faria com maior prazer em sala de aula, em poucos minutos!!  Uma pré-leitura antes gera um envolvimento, interesse, velocidade na percepção, concentração e entendimento rápido e mais fácil. Isso representa economia de tempo, dinheiro e saúde.
  3. Faça perguntas ao texto e busque respostas nele. Comunique-se com os colegas e professores. Solicita as provas anteriores sobre o assunto ou crie uma relação entre elas, envolva-se, isso facilita sua leitura, use “QUEM, COMO, QUANDO, ONDE, O QUE ou POR QUE” para inicial algumas perguntas. Quanto mais informações o leitor tem da matéria, mais fácil será seu estudo. Lembramos melhor e com mais detalhes, através de perguntas e respostas.   Ex.: O que nos ficou melhor retido na memória? Foram as respostas que demos ontem!
  4. Faça anotações, resumos pequenos e esquemas que facilitam no processo de resgate da memória de longo prazo (MLP) para a de curto prazo (MCP). Faça uma reflexão do que foi lido. Conte para alguém ou para o virtual, o que você leu.  A sensação em verbalizar o resumo do capítulo estudado é a confirmação que o cérebro registrou processou e organizou sua leitura.
  5. Início, meio e fim - Seja Eficaz - Ser eficaz é usar o mínimo de recursos para realizar uma tarefa. Ser eficiente é atingir a meta determinada, mas partindo do início que você deveria estar fazendo a coisa certa na hora certa.  Criar o hábito de começar e terminar um estudo de um capítulo ou de uma tarefa pré-estabelecida.

Ler dinamicamente é um processo fácil. 
Precisa da técnica, envolvimento e prazer no que faz!!
O resto seu cérebro organiza, arquiva e resgata, sem o menor problema!!.
Boa Sorte!!
Por Sonia Corujo

Nenhum comentário: